Agendamento de Consultas
ATENDIMENTO WHATSAPP

COVID-19 | A importância de realizar exercícios físicos

Estudo mostra que o exercício multiplica 8x a sobrevida em pacientes com COVID-19.

O exercício físico tem impacto positivo na evolução do coronavírus

Pessoas sedentárias hospitalizadas morreram em 13,8%, enquanto ativas apenas 1,8%, segundo estudo realizado pelo Hospital de Clínicas San Carlos de Madrid na Espanha.

As conclusões deste estudo mostram que o exercício multiplica 8x a sobrevida em pacientes com COVID-19

Os cardiologistas realizaram uma investigação, publicada na revista 'Infectious Diseases and Therapy', em 520 pacientes, entre 18 e 70 anos, internados entre 15 de fevereiro e 15 de abril de 2020, durante a primeira onda da pandemia na Europa. O estudo foi dividido em dois grupos: os que viviam sedentários (57,1%) e os que praticavam exercícios físicos duas ou mais vezes por semana e com duração mínima de 30 minutos (42,9%). O grupo que manteve atividade física constante, leve ou moderada, teve um risco de mortalidade de 1,8% contra 13,8% do grupo com estilo de vida sedentário.

Realizar exercícios físicos regularmente passa a ser um fator essencial na prevenção de complicações da COVID-19

Entre outros achados, destaca-se que entre o grupo de pessoas com estilo de vida sedentário houve maior percentual de fumantes (6,7% por 3,6%) e obesos (23,6% por 16,1%), respectivamente. Uma taxa mais elevada de insuficiência respiratória (53,9% por 35,9%), maior insuficiência renal (14,5% vs 6,3%), síndrome da resposta inflamatória e maior tempo de internação também foram observados em pessoas sedentárias.

Fonte: carreraspormontana.com

Sedentarismo e dor de coluna

Manter exercícios diários também é muito importante para prevenir dores na coluna, considerando que nesta época de pandemia, permanecemos mais tempo sentados diante do computador, celular e televisão. Além disso, reduzimos a frequência ou deixamos de realizar atividades básicas do dia a dia que mantêm nosso corpo em movimento.

Confira abaixo algumas dicas e cuidados com sua coluna. Procure sempre a opinião de um profissional para um diagnóstico mais preciso do seu caso e para a realização de exercícios físicos sem risco para a sua saúde.

→ Postura ideal ao utilizar o computador

→ Você sabia? Andar é bom para a parte inferior das costas

→ Dor lombar: Gelo ou calor?

→ 5 dicas para prevenir dor na cervical

→ Posição ao dormir


agendar consultaCompartilhar