Agendamento de Consultas
ATENDIMENTO WHATSAPP

Dor lombar: Gelo ou calor?

A terapia com calor e frio pode proporcionar alívio eficaz da dor na parte inferior das costas - mas como você sabe qual delas usar? Confira abaixo quando você deve usar gelo ou calor para tratar sua dor lombar.

Gelo nas primeiras 24 a 72 horas

Como regra geral, é melhor aplicar a terapia fria na região lombar nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão lombar. A aplicação da terapia fria pode minimizar sua inflamação e inchaço - o que, por sua vez, pode reduzir sua dor.

Existem inúmeras opções para terapia fria, incluindo um saco congelado de legumes, pacotes de gel congelado e uma toalha congelada. Independentemente da opção escolhida, certifique-se de observar as seguintes precauções: 

Para evitar a queima de gelo, coloque um pano entre a pele e a fonte de frio selecionada.
Aplique terapia fria por no máximo 20 minutos de cada vez. Você pode aplicar terapia fria 8 a 10 vezes por um período de 24 horas.

Use calor para estimular a cura

Depois que o inchaço inicial e a inflamação tiverem diminuído, a terapia de calor pode ser usada para estimular a cura na região lombar. A aplicação da terapia de calor estimula o fluxo sanguíneo para a área, que traz oxigênio e nutrientes restauradores. Além disso, o calor pode inibir a transmissão de sinais de dor ao cérebro e diminuir sua rigidez.

Existem duas categorias básicas para terapia de calor: seca e úmida. O calor seco pode deixar sua pele desidratada, mas muitas pessoas sentem que é mais fácil de aplicar. A terapia de calor pode ser mais difícil de aplicar, mas pode ajudar na penetração de calor em seus músculos.

Se você tem diabetes, ferida aberta ou dermatite, é melhor evitar completamente a terapia de calor.

E quanto a dor lombar crônica?

Todos os conselhos acima abordam quando usar calor e gelo após a primeira ocorrência de dor lombar recorrente de uma lesão. Mas e a dor lombar crônica?

A resposta simples é que não há resposta certa. Encontrar o equilíbrio entre o frio e a terapia de calor para a dor lombar crônica é um processo de tentativa e erro - e o que pode funcionar para um paciente pode não funcionar para outro. Mas quando se trata de exercício, muitas pessoas com dor lombar crônica optam por terapia de calor, ajudando a aquecer os músculos, enquanto a terapia fria ajuda com dor e inflamação posteriormente.

Além disso, se você sofre de dor lombar prolongada ou crônica certifique-se de receber cuidados de um profissional médico qualificado. Confiar no autocuidado por muito tempo pode piorar sua dor nas costas.

agendar consultaCompartilhar