Agendamento de Consultas
ATENDIMENTO WHATSAPP

Você sabia? Andar é bom para a parte inferior das costas

Uma rotina de caminhadas pode ajudar a fortalecer sua lombar.

Caminhar ajuda você a ficar funcional

Um dos aspectos mais frustrantes da dor lombar crônica é como ela afeta o seu dia-a-dia. Tarefas que costumavam ser simples, como inclinar-se para amarrar seus sapatos ou pegar algo que você deixou cair, às vezes podem parecer complicadas.

Um dos benefícios mais negligenciados de um programa regular de exercícios físicos (30 a 40 minutos e 3 a 7 dias por semana) é que ele pode ajudá-lo a manter suas capacidades funcionais do dia-a-dia. Em outras palavras, as pessoas com dor lombar crônica que não praticam exercícios aeróbicos regularmente têm maior probabilidade de ter uma funcionalidade limitada.

É claro que esse simples fato tem enormes implicações potenciais para sua vida. Por exemplo, uma simples caminhada diária pode permitir que você continue participando de suas atividades favoritas.

Caminhada aumenta a produção de endorfina

As endorfinas são os hormônios inibidores da dor do seu corpo e a caminhada exercida pode estimular sua liberação. Isso significa que caminhar não apenas ajuda a manter suas capacidades funcionais, mas também pode reduzir sua experiência de dor lombar crônica.

As endorfinas inibem sua dor ligando-se aos receptores de opióides no cérebro e elas funcionam de maneira semelhante aos analgésicos opioides, como a oxicodona ou a morfina. Se você se comprometer com um programa regular de caminhada, poderá reduzir sua dependência de analgésicos.

E se minhas costas doerem demais para andar?

Se você tem dor lombar grave, pode não conseguir andar por 30 a 40 minutos. Uma opção é começar com uma caminhada de 5 minutos e trabalhar lentamente. Além disso, você também pode tentar andar em uma piscina rasa. A flutuação da água pode fornecer alívio suficiente para permitir que você complete seu exercício.

Você também pode descobrir que um exercício aeróbico alternativo de baixo impacto, como andar de bicicleta, é mais fácil.

A chave para qualquer programa de caminhada é começar imediatamente. Assim, uma vez que você seja liberado por um médico comece.

agendar consultaCompartilhar