Agendamento de Consultas
ATENDIMENTO WHATSAPP

5 dicas | Prevenindo lesões na prática de esportes

Confira 5 dicas úteis para prevenir traumas e lesões.

Esportes podem ser grandes aliados da sua saúde, mas também são os grandes causadores de traumas e lesões

Alguns hábitos são essenciais na prática de esportes para evitar lesões da coluna vertebral Dentre as lesões mais características, destacam-se: instabilidades da coluna cervical; tetraparesia transitória; apofisite da coluna toracolombar; espondilólise traumática; e fraturas do arco vertebral.

Confira 5 dicas úteis para prevenir traumas e lesões:

1. Aquecimento

Um bom aquecimento ajuda a preparar o corpo, aumentando gradualmente a freqüência cardíaca, além de aumentar a mobilidade e manter os músculos quentes, soltos, flexíveis e prontos para a atividade.

2. Alongamento

Aumente a sua flexibilidade alongando antes do exercício. A flexibilidade reduzida deixa os músculos mais curtos e apertados, aumentando o risco de lesões.

3. Equipamento

Utilize equipamento de proteção: cada esporte tem seus riscos e é importante utilizar proteção adequada para proteger músculos, articulações e ossos dos impactos, evitando traumas, torções, rupturas e lesões. No futebol, por exemplo, utilize caneleiras, já na ciclismo, sempre coloque um capacete para proteger sua cabeça. Na dúvida, consulte um profissional para a recomendação da proteção ideal.

4. Descanso

Não exagere. Se você está cansado, faça uma pausa. O descanso pode torná-lo mais forte e evitar traumas e lesões por estresse.

5. Cuidados com a dor

Pare a atividade no momento que sentir qualquer tipo de dor. Ao sentir o desconforto a melhor opção é não continuar o exercício, evitando um trauma maior e até mesmo qualquer uma lesão mais grave.

Lembre-se:

Em caso de qualquer desconforto, sensibilidade ou dor ao praticar esportes, consulte um médico para avaliar a gravidade e realize exames para um diagnóstico mais preciso. É importante também sempre uma avaliação prévia de sua saúde antes de começar a participar qualquer atividade física.

agendar consultaCompartilhar